O Tecido Nervoso é um dos quatro tecidos básicos do corpo e tem a função de percepção das alterações internas e externas ao organismo. Através de impulsos elétricos e comunicações químicas, estas informações partem do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e chegam até o Sistema Nervoso Central (SNC) onde serão elaboradas respostas.
Funcionalmente o Sistema Nervoso Periférico pode ser classificado em Sistema Nervoso Somático, que inerva a musculatura estriada esquelética (funções voluntárias) e Sistema Nervoso Autônomo, que inerva a musculatura lisa e estriada cardíaca, e algumas glândulas (funções involuntárias). Os dois componentes do Sistema Nervoso Autônomo - Simpático e Parassimpático - exercem, em geral, funções antagônicas para manter a homeostase do organismo. Enquanto o primeiro prepara o organismo para situações de luta ou fuga, o segundo atua em situações de repouso.
O SNC é protegido por uma estrutura óssea, constituída pela caixa craniana, coluna vertebral e meninges, um envoltóriocomposto por três camadas de tecido conjuntivo: dura-máter, aracnóide e pia-máter.
Localizado entre as duas últimas camadas está o líquido cerebroespinhal.
Este Blog visa permitir, através da interatividade, um contato frequente entre alunos e monitores, além de disponibilizar conteúdos teóricos e práticos, atualizações, links interessantes, referências bibliográficas e curiosidades.
Você pode clicar sobre as imagens para vê-las em maior tamanho e em detalhes.
Aproveite este Blog para esclerecer suas dúvidas com os monitores. Esperamos que você encontre aqui uma ferramenta útil para o seu aprendizado!
Bons estudos!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário